segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Belém é a capital internacional da educação de adultos

De 01 a 04/12, Belém é a capital internacional da educação de adultos. Acontece aqui a VI Conferência Internacional de Educação de Adultos, da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura - Unesco. O evento acontece a cada 12 anos e é realizado pela primeira vez na América Latina.

Cerca de duas mil pessoas, de mais de 150 países, são esperadas na Conferência. Ao final de quatro dias de discussões e debates, serão traçadas as diretrizes e metas para a educação de jovens e adultos para a próxima década no mundo.

A Conferência envolve os países-membros da Unesco, agências das Nações Unidas (ONU), agências multilaterais e bilaterais de cooperação, organizações da sociedade civil, setor privado e aprendizes de várias regiões do planeta.

Uma grande estrutura foi montada na cidade para garantir o sucesso do evento. Foram criadas linhas de ônibus, com trajeto especial, ligando os hotéis dos participantes ao Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. Cerca de 150 alunos do curso de línguas estrangeiras da Universidade Federal do Pará (UFPA) foram treinados para trabalhar como tradutores e intérpretes durante a Conferência, já que são seis os idiomas oficiais da Confintea.

A VI Confintea é realizada com o apoio dos governos Federal e Estadual e veio para Belém numa negociação da Secretaria de Estado de Educação com o MEC, junto à Unesco.


Nota da poster: Espero que esse evento seja um marco na política de educação de adultos no Brasil.

Nenhum comentário: