quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Claro traz oficina de Curtas para o Pará

Em parceria com festival nacional de curtíssima metragem da Claro, projeto leva oficinas gratuitas de audiovisual a Belém, Santarém,
Marabá e Cachoeira do Arari



Graças a uma parceria com o Festival Claro Curtas, surge a primeira edição do projeto Curta em Circuito, que levará oficinas audiovisuais gratuitas a Belém, Santarém, Marabá e Cachoeira do Arari, durante cinco meses a partir do dia 4 de dezembro de 2009. O lançamento do projeto e das oficinas acontece hoje, quinta-feira, às 19h, na Fundação Curro Velho. Na ocasião, a diretora Priscilla Brasil e a pesquisadora Giseli Vasconcelos irão debater o tema "Novas Mídias de Produção e Difusão Audiovisual".

O Curta em Circuito tem como principal objetivo estimular a produção audiovisual no Estado do Pará, a partir da democratização dos preceitos técnicos e criativos necessários para isso. As oficinas presenciais são distribuídas em módulos e o projeto disponibiliza material gratuito para download em seu site - http://www.curtaemcircuito.com.br/ .

A ideia é que os interessados em participar do Claro Curtas e concorrer a um total de R$ 100 mil tenham a oportunidade de aprender técnicas para aprimorar seus vídeos. "O Claro Curtas foi criado para possibilitar a descoberta e a divulgação de talentos, e é uma iniciativa que oferece oportunidade e capacitação para que mais pessoas explorem as possibilidades de criar conteúdos diferentes, levando ao público olhares nem sempre presentes nos circuitos convencionais do cinema. A partir deste ano, adequamos o Festival às premissas do Instituto Claro, reforçando o uso das novas tecnologias em práticas de aprendizagem", afirma Carime Kanbour, vice-presidente do Instituto Claro e gerente de Responsabilidade Corporativa da operadora.

Além da parceria com o Claro Curtas, o Curta em Circuito tem realização da BCB Produções Culturais, Casa Redonda e Greenvision Filmes, com apoio institucional do Governo do Pará através da Lei de Incentivo à Cultura Semear.


OFICINAS - As oficinas do Curta em Circuito começarão no dia 4 de dezembro e se estenderão até abril de 2010, divididas em cinco módulos: "Argumento e Roteiro", ministrado por Roger Elarrat (Miguel, Miguel); "Fotografia em Vídeo", por João Wainer (Pixo); "Direção de
Ator", por Adriano Barroso (Chupa-Chupa); "Direção", por Priscilla Brasil (As Filhas da Chiquita); e "Técnicas de Edição e Finalização", por Alberto Bitar (Enquanto Chove).

COMO PARTICIPAR - Quem quiser participar das oficinas deve ter mais de 16 anos e estar disposto a acompanhar os cinco meses de trabalho. As inscrições podem ser feitas no site oficial do Curta em Circuito - www.curtaemcircuito.com.br - ou na instituição onde os módulos serão ministrados em cada cidade. As vagas são limitadas: 20 por turma.


*Com informações da Assessoria de Imprensa da Claro

Nenhum comentário: