domingo, 21 de fevereiro de 2010

PCdoB publica nota de pesar pela perda de Neuton Miranda

Saudações ao Comunista Neuton Miranda
Estão a meio pau as bandeiras do Brasil, do Pará e do PCdoB. Morreu Neuton Miranda.


Vítima de um ataque fulminante do coração, Neuton estava a trabalho em Belterra, cidade do Oeste paraense, onde encerrou uma vida marcada pela dedicação integral à luta por uma sociedade socialista. Isso desde a década de 60, quando militava no movimento estudantil e participava da Ação Popular.
Neuton Miranda nasceu em Marabá e era estudante de Matemática em Belo Horizonte quando atendeu ao chamado da luta do povo. Vice-presidente da UNE na gestão de Honestino Guimarães, foi perseguido pela ditadura militar, sendo obrigado a viver clandestino em seu próprio país. No mais duro período repressivo, no ano de 1972, decidiu somar fileiras ao Partido Comunista do Brasil. Decretada a Anistia, foi destacado pelo seu partido para reorganizar o PCdoB no Pará, ao lado de Paulo Fonteles e Neco Panzera.
Em 1984, em um último espasmo da ditadura, Neuton chegou a ser preso em Belém, acusado de reorganizar o PCdoB. Foi deputado estadual da legenda comunista entre 1992 e 1994, com atuação destacada em defesa dos trabalhadores e na luta pelo direito de morar. Chegou a ser presidente da COHAB, na gestão de Almir Gabriel, rompendo publicamente com este após o Massacre de Eldorado dos Carajás. Neuton também foi Secretário Municipal de Habitação no Governo do Povo e há cinco anos era Superintendente do Patrimônio da União.
Na SPU, liderava um trabalho pioneiro de concessão de uso do solo que beneficia mais de 60 mil famílias paraenses, desde ribeirinhos a moradores da grande Belém, naquilo que se tornou o maior programa de regularização fundiária em área metropolitana do país.
Era presidente estadual do Partido Comunista do Brasil e membro de seu Comitê Central. Deixa esposa, filha, mãe, irmãos. E uma história honrada, de coerência, combatividade, trabalho e luta. Não acumulou riquezas, mas era um colecionador de amigos e admiradores, além de contar com gratidão de milhares de pessoas a quem ajudou com o seu trabalho.
Neuton Miranda foi um exemplo a ser seguido, um revolucionário. Seu desaparecimento nos deixa a todos consternados. No entanto sabemos que quem morre lutando pelo progresso sempre vai servir ao propósito da vida.

Viver e lutar pela vida são o legado de Neuton Miranda.

Partido Comunista do Brasil
Comitê Estadual do Pará

Um comentário:

Anônimo disse...

Honestamente, não é desprezível nada do que representa a luta de Neuton, mas ele respondia a mais de cem processos na justiça por conta das casas pagas e não recebidas da Conteto. Muita gente perdeu todo o dinheiro que tinha depositando nesse projeto suas esperanças. Algumas delas, como meu amigo Joélcio Ataíde dos Santos, ganhou direito de reintegração de posso na justiça, mas nunca conseguiu reaver seu apto no residencial Bosque (in)Feliz. Como ele, Sidnei, Jadilson, Vandick e mts outros continuam na luta dessa justiça que, com certeza tarda, mas não falha. Portanto, esse legado não parece ser tão unânime assim.