quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Essa tal liberdade

Não tenho qualquer pretensão de criticar o trabalho de Regina Lima à frente da Funtelpa (menos por discordar de muita coisa de sua gestão e mais por questões éticas). Mas não posso deixar de manifestar o que percebi ontem na cobertura do show que comemorou os 395 anos de Belém, no píer da Casa das Onze Janelas em Belém.
Acompanhei vários momentos do evento pela Rádio Cultura FM e fiquei impressionada com a empolgação dos funcionários que atuavam ali. Parecia que se sentiam alforriados. É alforriados mesmo. Expressões como "o fim do patrulhamento ideológico" foram ditas por locutores e comentaristas durante a transmissão. Eles comemoravam mais do que o aniversário da capital. Pareciam comemorar a volta da vida na emissora.
Escutei inúmeros comentários sobre a falta de motivação dos funcionários da Funtelpa, durante o período em que ela foi comandada pela professora Regina. Mas nunca imaginei que se tratava de algo tão forte.
Fico mais surpresa pelo fato de Regina Lima ter conseguido o mais difícil na Fundação: recuperar o patrimônio usado pelas Organizações Rômulo Maiorana há anos e fazer com que o sinal da TV Cultura chegasse em mais 70% do Pará. Um fato histórico e que tinha tudo para fazer funcionários e produtores se sentirem motivados a produzir mais e melhor.
Porém, todos os investimentos e esse grande esforço se perderam não sei ao certo em quê. Mas é fato que lá todos parecem só ter razões para festejar agora. Expressão liberdade de forma festiva.
Torço muito para que esse sentimento faça parte da rotina da Funtelpa. Como ex-funcionária, tenho um carinho especial por aquela escola.
E não nego: fico assustada com a reação dos funcionários.

Nenhum comentário: