segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

O descaso com as áreas social e de geração de renda

Até agora, dia 17/01, o governador Simão Jatene não mencionou nomes para as Secretarias de Estado de Desenvolvimento Social (SEDES) e de Trabalho e Renda (SETER). O noticiário diz que Jatene guarda os cargos para novas alianças políticas, ainda em costura.

Acho preocupante que num estado como o Pará, com índices sociais historicamente alarmantes, o governante deixe justamente essas duas secretarias como moeda de troca final na busca por apoio político.

As duas secretarias foram criadas na gestão anterior, de Ana Júlia. A SEDES passou, pelo menos, dois anos para encontrar seu rumo. Passaram por ela secretários que nunca ninguém nem soube, de tão pouco tempo que ficaram no cargo, e a Secretaria nunca teve um trabalho de destaque, apesar de inaugurar em vários municípios do Pará Centros de Referência e Assistência Social (CREAS). Vale ressaltar que a SEDES recebe bons recursos federais, para projetos como o Territórios de Paz, do Ministério da Justiça.

Já a SETER é responsável pelo bem sucedido Bolsa Trabalho, programa do Governo do Estado que capacitou mais 70 mil jovens e colocou 22 mil no mercado de trabalho formal, garantindo ao Pará lugar de destaque em prêmios nacionais de geração de renda e combate à pobreza.

Se até agora a decisão de quem comandará essas duas pastas aguarda acordos meramente fisiológicos, penso ser pela total ausência de um programa estabelecido pela gestão tucana para essas duas áreas: social e trabalho.

Eu espero muito estar enganada. Espero mesmo.

2 comentários:

Yúdice Andrade disse...

Uma dica: são as secretarias que precisam de dinheiro. Não são do tipo que arrecada nem do tipo que, de um jeito ou de outro, movimenta zilhões, como Saúde. Estas não esperam por novos titulares.

Vicente Cidade disse...

Muito bem lembrado e olha que qualificar a mão-de-obra paraense era dito como a prioridade zero na campanha tucana. Pega na mentira !!