quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Instigando o separatismo?

Acompanho as notícias do Pará diariamente com muito interesse - até por ser minha terra e querer o melhor pra ela sempre - e fiquei feliz ao ler que hoje o governador do Estado, Simão Jatene, estaria na região Oeste, que meses atrás viveu a forte campanha pela criação do Estado do Tapajós.
Pensei "Que legal! Pra o governador ir até lá, teremos inaugurações e boas notícias pra aquele lado do Pará!".

Mas me enganei.
E se eu me decepcionei, penso em como deve estar sendo o sentimento de quem mora lá na região.

Um dos argumentos mais forte dos separatistas é o histórico descaso do poder público. Alegam que parcos recursos chegam por lá, havendo concentração de investimentos do estado na capital e região metropolitana.
Entre os defensores do Pará grande, o discurso na época do plebiscito era de união e de um Pará crescendo forte.
Após a vitória do "não" nas urnas, levantei aqui - como várias pessoas também o fizeram em seus espaços - a necessidade de continuidade dessa paixão por TODO o Pará. Penso que se queremos um Pará unido, devemos querer um Pará com equidade.

Aí, dois meses depois de todos aqueles discursos inflados, o governador, que já está eu seu segundo ano de gestão, vai às três maiores cidades da região Tapajós para lançar maquete?
Vi a agenda de Jatene, minutos atrás, no blog Espaço Aberto e fiquei muito desapontada.
Se continuar assim, o sentimento separatista, que não acabou com a derrota nas urnas no dia 11/12, só tende a aumentar

Abaixo, a agenda de Simão Jatene no Tapajós publicada no blog Espaço Aberto.

========
Obras



Em Alenquer, o governador deve assinar ordem de serviço para construção de uma ponte. Antes, visitará uma escola, o estádio municipal, as obras de uma outra escola e o trapiche da cidade.
Depois do almoço, Jatene rasga rumo a Santarém, onde se reunirá com a prefeita Maria do Carmo Martins (PT), integrantes da Associação Comercial de Santarém e empresários locais e de municípios próximos. Após as reuniões, lançará a maquete do novo estádio municipal de Santarém, chamado de Colosso do Tapajós.
O governador dorme na Pérola do Tapajós e, amanhã, entregará novas viaturas para as polícias Civil e Militar para o Centro de Perícias Científicas. Depois, participará de debate na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), sobre planos de desenvolvimento econômico para a região.
A parada seguinte será Itaituba.
Lá, por enquanto, ainda não se sabe o que o governador irá fazer.
Ou pelo menos não se sabia ao certo até ontem à noite, quando a notícia foi divulgada pela Agência Pará.

2 comentários:

Dulcivania Freitas disse...

Muito bom!

Anônimo disse...

Serve para todos:

Se não queres chorar ou lamentar mais tarde, use camisinha, filho só se for desejado, aem falar que doenças sexualmente transmissiveis podem acabar com você e apesar do avaço na medicina AIDS ainda não tem cura.

E para quem tem vários vários parceiros, opção ok! pelo menos com segurança.

Carnaval passou é bem melhor poder curtir a semana santa, ferias com saude, doente, com aids e com uma gravidez indesejada é pedido para sair da pista e talvez da vida.