quinta-feira, 19 de julho de 2012

Carlos Guedes é o novo presidente do Incra

Acabo de ler a notícia e fiquei feliz.
Carlos Guedes é um homem muito competente e conhecedor da realidade agrária do Brasil.
Há de fazer um grande trabalho.
Teve uma curta passagem pelo governo de Ana Júlia Carepa, logo nos primeiros seis meses de gestão, quando foi Secretário de Estado de Planejamento.


Após baixos índices de assentamentos, governo muda presidência do Incra
Por Kelly Mattos / Folha online

O governo anunciará nesta quinta-feira a troca no comando do Incra (Instituto Nacional da Colonização e Reforma Agrária), após baixos índices de assentamento de famílias no primeiro ano do governo Dilma.
O engenheiro agrônomo Celso Lacerda deixará o posto. Em seu lugar, assumirá o economista Carlos Guedes de Guedes, servidor de carreira do Incra e atual secretário-executivo adjunto do Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Segundo a Folha apurou, o governo estava insatisfeito com a lentidão no programa de reforma agrária, comandado pelo Incra.
Oficialmente, no entanto, o MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) não confirma essa justificativa para a substituição. De acordo com o ministério, a troca foi decidida "em conjunto entre o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas e o presidente Celso Lacerda como consequência do processo de transição no MDA a partir da posse do ministro".
Celso Lacerda havia sido indicado pelo ex-ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence.
Conforme a Folha revelou, durante a gestão de Lacerda, a expansão da reforma agrária alcançou o patamar mais baixo desde, ao menos, 1995. Dados consolidados pelo Incra (Instituto Nacional da Colonização e Reforma Agrária) mostram que, em 2011, o número de famílias sem-terra assentadas foi de 21,9 mil, 44% inferior ao recorde negativo anterior, em 2010, quando 39,5 mil famílias foram assentadas.
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, parabenizou Celso Lacerda "pelos excelentes serviços" e saudou o novo presidente Carlos Guedes "com a certeza de que executará um excelente trabalho à frente do Incra".

Incra quer enxugar funções para agilizar a reforma agrária

Nenhum comentário: