quinta-feira, 4 de julho de 2013

Um olhar sobre as pesquisas

Pelo publicitário pernambucano Victor Mascarenhas:
 
29/05/2013
 
A previsível queda na aprovação do governo Dilma apontada pelo Datafolha se deu em todas as regiões, todos os níveis de escolaridade e todas as faixas sociais. O sinal mandado pelas ruas agora está explícito nos números e só mesmo um fundamentalista petista daqueles mais apaixonados ou obtusos pode achar que todos são ingratos ,direitistas hidrófobos ou imbecis manipulados por partidos que mal conseguem encher uma Kombi com sua militância. Essa turma precisa entender que iogurte no carrinho, empréstimo consignado e carro financiado não são o suficiente para garantir a tranquilidade a a aprovação do governo federal. As necessidades mudaram e a sexta economia do mundo não pode ficar se arvorando de ser uma potência econômica maior do que a Inglaterra, enquanto vivemos num país com serviços piores do que um país africano e uma violência superior a qualquer país em guerra.

O pior para Dilma é que após o anúncio dos 5 pactos propostos por ela, o governo federal se perdeu na confusão do plebiscito e da constituinte (que membros do próprio governo trataram de enterrar) e em reuniões com movimentos sociais domesticados como a UNE, sem produzir nada de concreto. Quem mostrou serviço mesmo - por incrível que pareça - foi o congresso, capitaneado pelas raposas velhas Renan Calheiros e Henrique Alves, mais hábeis e experientes nos meandros da política. Cadê Lula para ajudar politicamente a sua criatura?
A oposição está alegre? Claro e, por enquanto, Marina é quem mais tem o que comemorar. Mas pelo que ouvi de pessoas ligadas ao governo federal e do próprio PT, deve ter muita gente ainda mais feliz do que a oposição com a situação de Dilma.
 
Aguardemos os próximos capítulos...
 

Nenhum comentário: