quinta-feira, 12 de junho de 2014

Parabéns aos 111 jornalistas paraenses que optaram por um Sindicato Pra Lutar

Eleição sem disputa é eleição vazia. Não há críticas.
E sem críticas, tudo tende a seguir do jeitinho que está.

Os corajosos jornalistas que montaram a Chapa 2 - Sindicato é pra Lutar para disputar as eleições para o Sindicato dos Jornalistas do Pará, cuja votação ocorreu ontem (11/06), prestaram um grande serviço a toda nossa categoria. Pois movimentaram as redações, as assessorias, as redes sociais e os bate-papos dos botecos. 

Com propostas inovadoras como gestão colegiada, independência dos Conselhos de Ética e Fiscal, criação de delegado sindical nos interiores e uma postura muito mais combativa, os colegas da Chapa 2 deixaram claro que tinham um outro projeto para o Sinjor-PA. Estavam ali representando uma parte da categoria que não aceita mais um Sindicato mobilizado apenas para notas de repúdio, ações para apagar incêndio e festas de final de ano - e que a disputa eleitoral mostrou a que preço institucional elas são feitas. 


Eles mostraram que parte da categoria queria voltar a ter um papel de protagonismo como agente político na sociedade, promovendo e debatendo temas tão atuais e necessários, como a democratização da comunicação, o papel da mulher e ampliação das políticas afirmativas. 

Por isso, quero parabenizar todos os integrantes da Chapa 2, que se dispuseram a entrar na disputa e a promover esse importante momento para os jornalistas do Pará, tendo que suportar acusações levianas, ataques infantis, egos inflados e siricuticos de quem não entende que disputa política não tem absolutamente nada a ver com ataque pessoal. Que ser oposição e ter discordância de ideias e métodos faz parte do processo democrático.

Graças a vocês, o Sinjor teve que tornar transparente algumas relações viciosas, como a com a Federação da Agricultura do Pará (FEAPA). Graças a vocês pessoas que antes eram vistas como grandes lideranças se mostraram sem condições emocionais para tal. Graças a vocês nossos colegas do Pará puderam reacender a chama do bom combate com disputa de ideias.

Apesar de algumas figuras terem tentado tumultuar o clima com textos inflados de "eleição de lama"**, ver os colegas debater ideias e propostas como não se via desde o início dos anos 2000 no Pará foi, sim, bonito de se ver. Só não gostou quem tem dificuldade em lidar com o contraditório.

Parabéns a todos os colegas que votaram na Chapa 2. Que optaram pelo voto consciente, que entendem que Sindicato não é clubinho de amigos, nem balcão de brindes ou favores. Um Sindicato é pra defender os interesses de sua categoria e incansavelmente lutar por avanços de conquistas e direitos. Doa a quem doer.


E, por fim, quero desejar uma grande gestão à nova diretoria do Sinjor. Que todas as propostas consigam ser efetivadas e, principalmente, que os nomes que se apresentaram na Chapa estejam realmente dispostos a assumir tarefas no dia a dia, para que as trabalhadoras Roberta, Sheila, Priscila, Enize, Eliete e Jeniffer não fiquem sobrecarregadas mais uma vez. Que personalismo suma.

O Sindicato dos Jornalistas do Pará não há de ser o mesmo depois dessa eleição. Não mesmo.
Parte dos integrantes da Chapa 2 - Sindicato é Pra Lutar


===============

**O processo eleitoral teve, sim, seus percalços porque sempre há quem cometa excessos num processo desse. Infelizmente. Mas nada comparado aos exageros que vi em certas postagens por aí.




Nenhum comentário: